O Ministério Público do Paraná (MPPR) utilizava um sistema/processo muito antigo para a realização de Oitivas, que dependia inteiramente de documentos físicos e registros manuais. O processo envolvia a criação de agendas físicas, que eram distribuídas nas delegacias e preenchidas manualmente pelos delegados ao apreenderem menores. Periodicamente, essas agendas eram recolhidas por funcionários do MPPR e transcritas em calendários digitais, como o Google Calendar, para que promotores pudessem realizar as oitivas.
Diante desse cenário, foi definido um projeto para digitalizar e otimizar esse fluxo, visando:
Para isso, foi realizada uma Lean Inception, onde foram discutidas as necessidades e desafios com os principais envolvidos. A partir das informações levantadas, criou-se um primeiro protótipo para validação com usuários.
Prototipação: Foi desenvolvido um protótipo no Figma, utilizando o design system do Material UI adaptado ao padrão visual do MPPR (cores, formas e tom de fala institucionais).
Testes de usabilidade: O protótipo foi testado por delegados e promotores para identificar pontos de melhoria e ajustar funcionalidades.
Fluxos distintos: Durante o desenvolvimento, foram criados dois fluxos distintos dentro do sistema:
Fluxo para o MPPR: Com diversas funcionalidades, como criação de agendas, recessos, realização de oitivas, edição e gerenciamento dos dados.
Fluxo para as delegacias: Voltado para a visualização e utilização dos dados da agenda do MPPR, permitindo que as delegacias gerem datas para marcação de oitivas e repassem essa agenda ao próprio MPPR.
Esperamos que com a entrega de digitalização do processo traga impactos significativos tais como:
Com a finalização dessa primeira parte de criação do produto e sua implementação, agora iremos com a coleta de dados, criar um dashboard mostrando o cruzamento desses dados, tais como regiões, os crimes mais comuns, idade e diversos outros fatores para criação e implementação de politicas preventivas, para que haja um combate na raiz, diminuindo de forma objetiva reincidência e novos casos.
Os maiores desafios nesse processo, não foram os habituis técnicos, mas em sua grande maioria com pessoas, que como não estavam habituadas a metodologias ágeis dem desenvolvimento de produto, tinham muita resistência em seguir o processo planejado, muitas vezes querendo pular etapas ou desconsiderando suas importâncias.
Vamos conversar! Estou ansioso para ouvir suas ideias e ajudar a transformá-las em realidade. Entre em contato e vamos começar a criar algo incrível juntos!
Email: gautowestin@gmail.com
Email: ideiasdigitais@mateuswestin.com
Whatsapp: +55-(11) 931622051